2024-10-24
A dstelecom, os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Verde e a Câmara Municipal de Castro Verde uniram-se ontem, dia 23 de outubro, para uma iniciativa de plantação de 120 sobreiros e azinheiras em cerca de 4 hectares de terrenos camarários em Castro Verde, junto ao Estádio Municipal 25 de Abril e ao Parque de Campismo.
A iniciativa decorreu a partir das 14h00 e envolveu cerca de 100 participantes, entre eles 60 alunos da disciplina de Biosfera do 4.º ano, professores, auxiliares, trabalhadores da dstelecom e representantes do Município.
A ação “integrou uma campanha de promoção da sustentabilidade ambiental, com o objetivo de reforçar a importância da preservação da biodiversidade local, fomentar a consciencialização ambiental entre os mais jovens e promover a inovação sustentável” realça a autarquia de Castro Verde.
Ao plantar sobreiros e azinheiras – espécies certificadas e adaptadas ao clima seco da região – “a iniciativa procurou sensibilizar as novas gerações para a proteção dos recursos naturais e para as práticas de gestão florestal sustentável”.
Para Ricardo Salgado, CEO da dstelecom, “esta iniciativa está alinhada com o propósito da empresa em melhorar a qualidade de vida das populações”.
“Castro Verde é um dos 145 municípios onde procuramos corresponder às necessidades das populações ao quebrar barreiras geográficas, garantindo que têm acesso ao mundo digital através da nossa rede de fibra. Com esta iniciativa estamos não só a sustentar a nossa relação com os castrenses como a promover a consciencialização ambiental das próximas gerações”, contextualiza.
Para além disso, o CEO da empresa acredita que “este tipo de ações é fundamental para garantir a proteção do património natural e construir um legado ambiental positivo para as próximas gerações”.
“Acreditamos inequivocamente que a inovação deve andar de mãos dadas com a responsabilidade social e ambiental e foi nesse sentido que promovemos, em conjunto com a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Castro Verde, esta iniciativa que, para além de plantar árvores, semeou também uma consciência ambiental numa geração que será vital para o futuro”, destacou Ricardo Salgado.
“Tanto o sobreiro quanto a azinheira são espécies nativas de Portugal, com elevada resiliência a condições de seca e solos pobres, o que os torna ideais para o ambiente da nossa região. O sobreiro, em particular, é altamente valorizado pela sua casca, utilizada na produção de cortiça, um recurso renovável que não implica o abate da árvore, e que permite uma exploração económica sustentável”, salientou David Marques, vereador da Câmara Municipal.
“Queremos que os nossos alunos percebam a importância de proteger o meio ambiente e como a preservação da biodiversidade é essencial para garantir um futuro mais sustentável. Através desta parceria com dstelecom e a Câmara Municipal, proporcionámos uma experiência prática de educação ambiental, incentivando a inovação e o compromisso com a sustentabilidade, enquanto contribuímos ativamente para a biosfera do nosso município”, explicou Madalena Coelho do Agrupamento de Escolas de Castro Verde.
Fonte: Rádio Castrense