2024-08-09

Nanosatélite Aeros com tecnologia dstelecom vence prémio Missão do Ano nos EUA


O Aeros MH-1, que conta com tecnologia de ponta desenvolvida pela dstelecom, acaba de ser premiado na Conferência de Pequenos Satélites 2024.

Lançado a 4 de março deste ano, o nanosatélite recebeu o Prémio Missão do Ano durante o prestigiado evento em em Logan, Utah, nos Estados Unidos. Esta conferência decorreu entre 03 e 08 de agosto e destacou o Aeros MH-1 entre os outros concorrentes.

Desenvolvido por empresas e instituições académicas portuguesas, em colaboração com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o Aeros MH-1 representa um marco significativo para a indústria espacial nacional. A dstelecom, ao contribuir com tecnologia de comunicação, desempenhou um papel crucial na concretização do projeto. "No âmbito das suas competências, o nosso trabalho focou-se maioritariamente no desenvolvimento de algoritmos de processamento digital do sinal, com o intuito de desmodular os sinais recebidos pelo satélite e modular o sinal processado para enviar de novo para terra", refere Ricardo Salgado, CEO da empresa.

Enviado para o espaço a 4 de março, conta com apenas 4,5 quilos e está posicionado a 510 quilómetros de altitude, ligeiramente acima da Estação Espacial Internacional. Tem como missão observar a Terra, com um foco especial na monitorização do oceano Atlântico, durante os próximos três anos.  

O MH-1, nomeado em honra do ex-ministro da Ciência Manuel Heitor, reconhecido pelo consórcio do nanosatélite como o principal incentivador do projeto, tornou-se o segundo satélite português a ser lançado para o espaço, 30 anos após o PoSAT-1, um microssatélite de 50 quilos que foi colocado em órbita terrestre em setembro de 1993 e desativado após uma década de operação. 

Este projeto foi iniciado em 2020 e envolveu um investimento de 2,78 milhões de euros, dos quais 1,88 milhões foram cofinanciados pelo Feder - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. 

Veja as imagens do nanosatélite Aeros MH-1 aqui