2023-03-22

ESG: a sustentabilidade como um forte pilar do universo corporativo


Nunca a sustentabilidade foi tão central no debate corporativo. Ao mesmo tempo que as empresas começam a priorizar práticas mais amigas do ambiente, também os consumidores se mostram cada vez mais preocupados em relação aos hábitos que podem adotar para reduzirem a sua pegada. É, por isso, tarefa das organizações fornecer soluções inovadoras aos seus clientes.

Conscientes da premente crise climática global, na dstelecom estamos empenhados em minimizar os impactos ambientais do nosso negócio. Assim, decidimos incorporar fatores Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) nas nossas práticas, processos operacionais e de investimento que, por sua vez, estabelecem uma estreita relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas. São nossos objetivos: reduzir as emissões de carbono, aumentar a eficiência energética, investir em energias renováveis e promover a redução, reciclagem e reutilização de resíduos.

Dia após dia, procuramos prosseguir comportamentos eco eficientes - uma atitude que se traduz em ações concretas de minimização do impacto de resíduos e eficiência energética. A título de exemplo, monitorizamos a qualidade da água das redes de IoT promovidas e temos em desenvolvimento dois projetos vanguardistas, o K2D e o AEROS, para proteger a Vida Marinha. Além disso, instalamos painéis solares para autoconsumo de energia renovável, estamos a substituir os equipamentos de rede e máquinas de ar condicionado por equipamentos mais eficientes e temos investido no estudo de soluções naturais para climatizar os nossos POP's, reduzindo para zero as emissões de CO2. Mas há mais: as nossas redes são projetadas e desenhadas de forma a reduzir o consumo de recursos naturais e energéticos e ainda garantem a conetividade e a gestão dos parques solares e eólicos localizados em zonas remotas.

Além de medirmos consumos hídricos, nos nossos escritórios, instalamos torneiras com temporizador, sistemas de rega inteligentes e tambores de água para eliminar o uso de água engarrafada. Implementamos programas de reciclagem e triagem de resíduos, substituímos os copos descartáveis por chávenas e garrafas reutilizáveis e instalamos iluminação LED com sensor de movimento, entre muitas iniciativas conjuntas, como a plantação de árvores no campus.

Ao adotar acordos e tecnologia de trabalho remoto, reduzimos a pegada ambiental de nossos espaços de escritório e diminuímos a necessidade de muitos dos nossos trabalhadores se deslocarem e viajarem. Com esta medida, o lançamento de uma plataforma de Car Sharing, o programa "Sou um motorista responsável" e a implementação de pontos de paragem de transportes públicos no complexo, reduzimos as nossas emissões de carbono.

A natureza do nosso negócio - infraestrutura multioperadora - ao mesmo tempo em que cria sinergias técnicas e económicas é, por natureza, um negócio ambientalmente eficiente, evitando infraestruturas e materiais duplicados. Além disso, com o objetivo de reduzir os resíduos e dar-lhes uma nova vida, estamos a desenvolver o projeto Green dstelecom.

É caso para dizer que a sustentabilidade está no nosso ADN e, por isso, procuramos que todos os nossos stakeholders estejam alinhados com este propósito, sejam trabalhadores, investidores, fornecedores ou clientes. Até hoje, já percorremos um longo caminho, mas estamos conscientes que que ainda podemos e devemos fazer muito mais.

Conheça a nossa política de ESG em detalhe em aqui