2024-01-19

Impacto da fibra ótica no município de Santa Marta de Penaguião


Ano após ano, continuamos empenhados em reduzir as assimetrias regionais e garantir que todos os portugueses, do litoral ao interior, têm a mesma oportunidade de interagir com o mundo digital, através da rede de fibra ótica. 

Para compreender o impacto da nossa infraestrutura, temos vindo a deslocar-nos aos municípios que servirmos e a ouvirmos o feedback das populações, pela voz daquele que as representa: o presidente da câmara municipal.

Desta vez, estivemos em Santa Marta de Penaguião, à conversa com Luís Renguengo Machado.

“A digitalização, através da fibra ótica, foi uma oportunidade que nós não podemos, de facto, perder. Foi com esse intuito que aceitámos o desafio de uma cobertura a 100% do nosso município”, afirma o autarca.

Quando questionado sobre o impacto socioeconómico da infraestrutura, recorda que a Hotelaria e a Restauração foram, desde logo, os setores que mais beneficiaram.

“Havia uma grande dificuldade, sobretudo no que diz respeito à gestão de reservas”, comenta.

Hoje, com sistemas totalmente digitalizados, estes espaços estão em condições de captar e receber um público mais alargado, que se desloca ao município duriense não só em lazer, mas também em negócios.

“Santa Marta de Penaguião deu um passo em frente em termos de competitividade e atratividade. E, naturalmente, tornou-se um foco de atração para os investidores que hoje mais facilmente investem no nosso território”.

Exemplo disso é a zona oficial, que continua a crescer a olhos vistos. Mas, segundo o autarca, a fibra ótica criou, também, a possibilidade de os penaguienses e de todos os nómadas digitais que queiram sediar-se no município trabalharem a partir de casa.

“Temos um mundo ocidental que nos desafia e que se torna atrativo para todos os portugueses e, naturalmente, para os penaguienses. E, de facto, com a fibra ótica, nós conseguimos que eles, a partir daqui, tenham as condições necessárias para fazer aquilo que fariam noutro país da Europa, nos Estados Unidos ou em qualquer outra parte do mundo, com o mesmo sucesso e tendo a vantagem de viver nesta região magnífica, que é o Douro”.

A somar-se a estas mais valias, a nossa autoestrada digital criou a possibilidade de acesso ao conhecimento online a todos os estudantes e a cuidados de assistência à comunidade idosa. Além disso, a possibilidade de realizar videochamadas veio aproximar os munícipes dos familiares e amigos que estão no estrangeiro.

“A fibra ótica revelou-se uma forma de melhorar o nosso nível de vida e um sinal de conforto para todos os que vivem no território. Isso orgulha-nos, deixa-nos felizes porque, de facto, os penaguienses sentem-se seguros, sentem-se próximos e perfeitamente integrados”, conclui. 

 

Assista ao testemunho na íntegra aqui.