2022-03-10
O atual contexto social e económico mundial em que se insere o cidadão contemporâneo é marcado por um ritmo vertiginoso de evolução e mudança. Hoje em dia é tão veloz a conversão de uma ideia num negócio, quanto o aparecimento de uma nova ideia que ultrapassa e desatualiza a anterior. Esta dinâmica de invenção e criação é vista por uns como ameaça e por outros como oportunidade. É também neste contexto que surge a necessidade de inovar dentro de portas.
A palavra inovação nunca foi tão usada como nos últimos anos, mas isto não significa que esteja gasta, bem pelo contrário, a inovação está cada vez mais presente na maioria dos planos estratégicos das empresas. A inovação começou como uma estratégia de diferenciação das empresas, mas atualmente é essencial para a sobrevivência das mesmas. Um exemplo clássico do risco de não investir na evolução e reinvenção interna é o que aconteceu à Blockbuster após o surgimento da Netflix.
Na dstelecom não só estamos atentos às tendências de mercado, como temos a consciência que adotar uma atitude passiva face à evolução no setor das telecomunicações nos levaria a uma perda de competitividade a longo prazo. Por esse motivo, e apesar do seu longo historial em matéria de inovação, decidimos profissionalizar este setor criando o departamento de inovação. No final de 2021 a equipa contava já 3 elementos totalmente dedicados a projetos de inovação.
Atualmente contamos com vários projetos exploratórios e diversas áreas em que estamos atentos sem nunca perdermos de vista as tendências de mercado. Exemplo disso são os 5 projetos de inovação financiados que temos em mãos.
K2D – Knowledge and Data from the Deep to Space
O principal objetivo do projeto K2D é desenvolver um sistema de monitorização de dados vitais da terra, no fundo do mar. Para o efeito, pretendemos aumentar o valor acrescentado dos cabos submarinos, convertendo-os não só em autoestradas de dados, mas também acrescentar a capacidade de vigilância associando uma camada de sensorização a estes elementos que estão alojados no fundo do oceano.
AEROS Constellation
Neste projeto pretendemos desenvolver um satélite para monitorização da superfície dos oceanos. Durante o seu desenvolvimento, pretendemos adquirir conhecimentos e experiência na área das comunicações aeroespaciais, principalmente protocolos de comunicação RF e tratamento de dados.
Netedge - Edge Computing for End-Users of Optical Networks
O principal objetivo deste projeto é desenvolver uma solução de edge computing numa rede FTTH partilhada com vários utilizadores. Pretende-se que o sistema em desenvolvimento esteja em conformidade com as normas ETSI, e que seja capaz de ser implementado em grande escala de forma a acrescentar uma nova função à rede FTTH já existente, aumentado assim o potencial para novos serviços.
SmartGlow - Smart Green Energy for Low Frequency Aperture Arrays
O projeto SmartGlow prevê o desenvolvimento radiotelescópios em grande escala e imunes a interferências eletromagnéticas. Este projeto, integra-se num outro projeto de dimensão mundial, o SKA (Square Kilometer Array) o qual permitirá aos astrónomos monitorizar o céu com um nível de detalhe nunca antes alcançado, assim como rastrear todo o céu milhares de vezes mais rapidamente do que se recorressem a qualquer outro sistema existente atualmente.
Cátedra – Universidade do Minho, dstelecom e Proef
Com o intuito de fortalecer o compromisso assumido com a multidimensionalidade da inovação, foi lançado em 2018 um programa inovador de parceria entre a dstelecom, a Proef e a Universidade do Minho, cujo principal objetivo é promover a transferência de conhecimento e as tecnologias do meio académico para o empresarial. Este protocolo está focado maioritariamente na investigação em redes de telecomunicações sustentáveis para a sociedade digital do futuro e procura tirar sinergias da cooperação entre empresas do setor e polo académico.