1. Atitude Positiva.
A atitude positiva é inegociável. A dstelecom tem uma equipa que só se deixa contagiar com energia positiva. Uma equipa apaixonada por desafios. Uma equipa que adora investir energia na solução. Uma equipa proactiva e diligente. Uma equipa muito bem disposta e apaixonada pelo que faz. Não aceitamos menos do que isto.
2. Agilidade.
Na nossa Industria, se não formos nós a desenhar o futuro, temos que pelo menos conseguir acompanhar a evolução do setor. Não é uma tarefa fácil. Mas a verdadeira questão que se coloca à empresa não é a velocidade. É a agilidade, a flexibilidade e a adaptabilidade. Podemos acelerar, abrandar, sair da estrada para avaliar e, se necessário for, fazer inversão de marcha quando um determinado caminho se mostra como não sendo adequado. No cenário atual e ao ritmo da evolução, podemos conseguir manter os objetivos mas seremos forçados sistematicamente a afinar a estratégia. Por isso, é uma condição fundamental para o crescimento pessoal e profissional e para a sustentabilidade da empresa.
3. Curiosidade.
Queremos pessoas curiosas porque estamos convictos de que é a curiosidade que pode levar a nossa empresa mais à frente. A curiosidade vai ajudar-te a desenvolver um interesse natural pela aprendizagem, o que, por sua vez, te vai permite permanecer engajado(a) e reter mais informações ao longo desta caminhada. As pessoas curiosas não têm medo de pensar além do status quo, o que pode resultar em inovação. A própria curiosidade exige sair da zona de conforto e fazer as perguntas malucas que ninguém mais tem coragem de perguntar. As pessoas curiosas se importam em encontrar a verdade mais do que como elas podem parecer ao fazê-lo, por isso estão mais abertas a perguntar o que realmente querem perguntar e a compartilhar novas ideias. É porque os curiosos não têm medo de fazer perguntas e propor soluções criativas que outros não fariam. Atreve-te a ser curioso(a)! As pessoas curiosas, com paixão, imaginação, persistência e coragem serão forçosamente pessoas altamente criativas!
4. Responsabilidade.
A liberdade exige responsabilidade e alinhamento. Só é possível termos um ambiente saudável, sem burocracia e excesso de procedimentos se tivermos uma equipa responsável e alinhada com os objetivos e metas que queremos superar. Não alinhes em procrastinação. Nós somos irracionalmente exigentes com os nossos pares.
5. Integridade.
Seja nas relações internas ou externas, o que exigimos aos Colaboradores é que sejam íntegros e honestos na sua atuação. Nada menos que isso. Ser honesto e integro significa ser inteiro, completo, exato, imparcial, brioso, inatacável. A integridade consolida-se apenas quando os Valores estão em consonância com a tua conduta. Segundo La Boétie, filósofo e humanista francês, apenas pessoas honestas e éticas têm amigos, os maus têm cúmplices. Ser honesto e integro é o único caminho para vencermos!
6. Humildade.
Geral e Intelectual. Ser modesto, apesar de poder ser incrível. As melhores pessoas são autoconscientes e autocríticas. Não são arrogantes. Ser humilde não significa ter falta de autoestima. A humildade não está em pensar menos de ti, está em pensar menos em ti. A humildade intelectual é definida pela capacidade de perceber e aceitar que o nosso conhecimento e compreensão das coisas têm sempre um limite. Temos a tendência a sobrestimar o quanto nós sabemos das coisas. Isso leva a que teimosamente defendamos as nossas convicções, ao mesmo tempo que não valorizamos as opiniões ou visões dos outros. A Humildade Intelectual é sobre escutar e interagir, para que os diálogos e aprendizagens informais das empresas possam ser refinados e evolutivos. Se fores fechado, arrogante e agarrado às tuas ideias e caminhos, não importa o quão competente tu és, não vai dar certo.
7. Ambição.
A nossa natureza da dstelecom convoca à incessante procura pela transcendência. Porque não eu? Porque não nós? A ambição desta empresa depende da tua inquietação. Procuramos pessoas sistematicamente inconformadas com o resultado até então alcançado! Na dstelecom desafiamos constantemente o status quo do negócio, sem receios ou constrangimentos. Desafiamos a “sabedoria” convencional, pois muitas vezes é inapropriada. Tal como dizia Agostinho da Silva, na dstelecom o que é verdadeiramente tradicional é a invenção do futuro. O limite da nossa ambição é o limite da tua imaginação.
8. Resiliência.
Queremos pessoas com ambição e coragem desafiar o status quo do negócio mas simultaneamente com determinação e resistência para não desanimar aos primeiros obstáculos e dificuldades. Pessoas combativas, determinadas, persuasivas e resistentes! Pessoas que lidem bem com adversidade e se energizem na busca constante de soluções alternativas. A resiliência é um músculo. Pode ser treinado e desenvolvido através da agilidade e das questões pertinentes. Tolerância zero para laxismo, preguiça e comodismo.
9. Emocional.
Não procuramos pessoas com elevado QI (também não as rejeitamos). Procuramos criteriosamente pessoas com Inteligência Emocional. A Inteligência Emocional é definida como a capacidade de identificar e gerir as tuas próprias emoções e as dos outros. Quem tem inteligência emocional geralmente é confiante, sabe trabalhar na direção das suas metas, é adaptável e flexível. Uma pessoa com IE recupera rapidamente do stress e é resistente. As pessoas com IE não são perfecionistas, aproveitam as mudanças, não se distraem facilmente, são empáticas, conhecem as suas forças e fraquezas não vivem no passado, concentram-se no positivo. Emoções negativas são aquelas que são destrutivas para os objetivos da organização. A Inteligência Emocional é um talento que queremos atrair. Só queremos pessoas na equipa que tenham o talento para perceber o poder da Empatia.
10. Hard Worker.
Pode parecer um contraceno numa empresa que valoriza a criatividade e a inovação exigir pessoas que gostem de trabalhar. Gostem de trabalhar intensamente. Mas não é. Na dstelecom, também definimos o Talento como sendo 1% de inspiração e 99% transpiração. Não queremos negar a importância da inspiração. Pelo contrário, consideramo-la uma força motriz, que encontramos em toda a atividade humana e que, portanto, não é apenas um monopólio dos artistas ou pessoas especiais. Essa força, porém, só desabrocha quando algum esforço a põe em movimento, e esse esforço é o teu trabalho. E, não há trabalho intenso durante muito tempo sem paixão. Ninguém aguenta muito tempo trabalhar intensamente se não tiver paixão pelo que faz. Na dstelecom, porque adoramos desafiar o status quo estamos sistematicamente a criar um friozinho na barriga das pessoas que lá trabalham. Mas isso não chega para te manteres apaixonado. Depende muito de ti também. Don't just aspire to make a living,
Aspire to make a difference. Nós procuramos pessoas que se entusiasmem, que se apaixonem pelo que fazem, pessoas que queiram fazer a diferença. Pessoas que se identifiquem com o projeto e com a Cultura da empresa tem a vida mais facilitada. Se não é o teu caso não te candidates à dstelecom. Hard work, Works!
11. Social.
Procuramos pessoas autenticas, sensíveis e sem medo dos sentimentos. Somos uma empresa de pessoas que valoriza a fraternidade, a solidariedade e o amor. Somos uma empresa especializada a levar fibra ótica a zonas de baixa densidade populacional, com especificidades sociais que exigem toda a sensibilidade da equipa para humanizar as decisões de suporte à expansão. Somos audazes, ambiciosos mas queremos crescer bem. Crescer bem significa promover o desenvolvimento económico e social das comunidades onde estamos implantados, desenvolvendo Políticas e práticas de responsabilidade social e contribuindo para a criação de riqueza, a igualdade social e melhoria do bem-estar pessoas aproximando (digitalmente) as populações remotas das “facilities” sociais concentradas nos grandes centros ou por acesso online. Significa ser um parceiro ativo dos Municípios dos territórios onde estamos implantados com apresentação de soluções que visem criar qualidade de vida aos cidadãos. Fazer mecenato com serviços e disponibilizaremos conectividade para os certames e eventos culturais de exterior a titulo gracioso. Estimular o voluntariado empresarial e pessoal desenvolvido dentro do horário normal de trabalho com a disponibilidade das nossas pessoas para a realização de trabalho voluntário junto das comunidades. Também por isso valorizamos pessoas com sensibilidade social.
12. Motivação.
Procuramos pessoas com capacidade de se auto motivarem. Pessoas que conseguem sonhar sozinhas. Valorizamos pessoas que sonhem sonhos originais. Pessoas que não gastem energia a gritar que estão desmotivados ou sem inspiração. A tua motivação és tu quem a faz. Mantem uma atitude positiva: não há nada mais poderoso para a motivação do que a atitude certa. Tu podes não controlar a situação, mas podes escolher a atitude a ter perante as circunstâncias. Não vais superar os desafios fazendo-os menores, mas tornando-te maior. Quando se trata de obter resultados, é preciso motivação e habilidade. Motivação faz as coisas acontecerem. Onde não há vontade, não há habilidade. Queremos pessoa que saibam dominar a motivação pessoal e tenham formas de se auto-motivarem!
13. Confiabilidade.
Procuramos pessoas confiáveis. Pessoas que são consistentes no seu padrão de comportamentos. Pessoas que valorizam a honra (tanto de si mesmas como a dos outros ao seu redor) e são obstinadas por cumprir os seus compromissos. Pessoas que são presentes e disponíveis para fazer parte da solução. Pessoas que não se escondem quando precisamos de esforço extra e cuja disponibilidade não hipoteca os compromissos e responsabilidades decorrentes das suas funções. Queremos pessoas predispostas e orientadas á ação e às soluções e a quem podemos confiar qualquer missão ou novo projeto pois sabemos que vão ser levados até ao fim. To Be is To Do.
Como diria Confúcio, é “Melhor um diamante com uma falha que uma pedra perfeita”.
Nós procuramos pessoas com Heart e Charisma