2023-05-22
A expansão da fibra ótica no concelho da Guarda foi hoje apresentada no Museu da Guarda.
Até 2024 espera-se que, no pior dos casos, 97% do concelho esteja coberto pela fibra ótica. Para além disso, Ricardo Salgado, responsável da dstelecom, específica que no próximo ano, no país, pretende-se levar o serviço até 900 mil casas.
A pandemia veio deixar claro, principalmente para os autarcas, a importância destes serviços, não só porque percebemos que tínhamos de estar em casa, mas também pelo movimento migratório de casais jovens que perceberam que conseguem trabalhar a partir de pequenas localidades. Expandir a fibra ótica ajuda a fixar e atrair pessoas.
Ricardo Salgado tem a esperança que daqui a uns anos, os investimentos nas autoestradas digitais sejam mais importantes que os investimentos nas autoestradas rodoviárias.
Na sessão, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, partilha da ideia do responsável da dstelecom acerca da pandemia e clarifica que “a geografia dos territórios já não é uma vantagem nem desvantagem. Traz segurança e qualidade de vida, mas isso só pode ser aproveitado se resolvermos problemas que os territórios têm – como a conectividade. E o desenvolvimento do território depende de quem cá está.
O presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, acredita que é indispensável investir na comunicação. É um contributo para a fixação de pessoas nas cidades e aldeias da região. As pessoas saberão que terão mais conectividade para poderem prestar serviços remotos e realizar operações aos clientes em tempo real”.
O consumidor pode verificar a disponibilidade de cobertura de fibra na sua zona acedendo a www.dstelecom.pt/cobertura ou enviando um e-mail para euquerofibra@dstelecom.pt com a morada completa e, idealmente, coordenada gps. Em alternativa, pode também falar com o seu operador de telecomunicações através do 800 910 660.
Fonte: Jornal o Interior