2024-03-12

Balizador ecológico da dstelecom entra na montra revolucionária mundial em Amesterdão

A solução de segurança rodoviária, feita a partir de desperdício de cabos de fibra ótica, está nomeada para os Intertraffic Awards 2024, principal evento comercial do mundo para profissionais de mobilidade, que se realiza em abril na capital dos Países Baixos.

Dona da "primeira e maior rede multioperador de fibra ótica da Europa", autoestrada digital que passa por mais de 145 municípios do território nacional, tendo já superado a marca de 900 mil casas cobertas, a DSTelecom gerou, no último ano, 39 toneladas de desperdício de cabos de fibra. Que fazer a este material de difícil decomposição?

"A DSTelecom, em parceria com a Sernis - empresa portuguesa que se dedica ao desenvolvimento de soluções de segurança rodoviária por meio da inovação - acaba de anunciar o lançamento do SR-ECO-BALI, um balizador de trânsito ambientalmente revolucionário a nível mundial, construído a partir de desperdício de cabos de fibra ótica", revela o braço de telecomunicações do grupo bracarense, esta segunda-feira, 11 de março, em comunicado.

Com esta solução, que nasce do projeto do Green DSTelecom - de investigação, desenvolvimento e validação de novas soluções de reutilização ou reciclagem de cabos de fibra ótica -, a empresa do universo DST "quer acrescentar ao mercado uma solução ambientalmente responsável, que permita ainda reduzir o desperdício gerado pela operação das empresas do setor das telecomunicações".

A DSTelecom garante que os desperdícios de cabos de fibra ótica resultante da sua atividade "poderão ser reutilizados como matéria-prima para o SR-ECO-BALI e reduzir em cerca de 42% a utilização da matéria-prima original destes balizadores".

Este balizador de trânsito obteve já o reconhecimento dos prestigiados Intertraffic Awards 2024, que nomearam o Green DSTelecom na categoria Green Globe Award, "tendo sido destacado como uma solução revolucionária no campo da sustentabilidade e da inovação".

A Intertraffic Amesterdam, que se se realiza este ano em abril, na capital dos Países Baixos, corporiza o principal evento comercial do mundo para profissionais de mobilidade.

"O Green DSTelecom resulta do nosso compromisso em promover a sustentabilidade e a economia circular em toda a nossa operação e o SR-ECO-BALI é apenas o início. Queremos explorar novas aplicações para o desperdício de cabos de fibra ótica e criar mais soluções inovadoras que possam ser utilizadas em todo o mercado", promete João Faria, responsável de inovação da DSTelecom.

Outras possibilidades de aplicação para os resíduos de fibra ótica, ampliando assim o impacto do projeto Green DSTelecom, serão estudadas pelos alunos de Design de Produto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

"A colaboração, co-criação e inovação são catalisadores de sucesso para a economia portuguesa e acima de tudo com impacto ambiental. O trabalho em equipa, o pensamento audacioso, e a resiliência são fatores chave que nos permitem converter problemas em soluções de valor acrescentado e ambientalmente responsáveis", enfatiza João Faria.

"Mais de 15% da nossa força de trabalho está envolvida em projetos de inovação e queremos continuar a promover o progresso e a sustentabilidade, liderando o caminho para um setor de telecomunicações mais sustentável e eficiente", defende o mesmo responsável.

Faria refere também o POP Geotermia, outro projeto da empresa que visa reduzir significativamente o consumo de energia nas centrais de telecomunicações, "através de uma solução de climatização passiva com base em furo geotérmico, mas sem a necessidade de uma bomba de calor", explica.

De acordo com o responsável de inovação da DSTelecom, esta solução "está de momento em período de testes numa central da rede da DSTelecom, e estima-se que permitirá reduzir cerca de 80% da energia despendida para o arrefecimento das centrais de telecomunicações, as quais se encontram espalhadas de norte a sul do país, pelos municípios onde a empresa tem operação".

Fonte: Jornal de Negócios