2025-10-13

dstelecom entre as 20 melhores empresas para trabalhar em Portugal


A Great Place To Work ouviu a opinião dos colaboradores em mais de 200 empresas para distinguir aquelas que colocam o wellbeing no centro da sua cultura.

Pelo segundo ano consecutivo, a Great Place To Work distinguiu as empresas com as melhores práticas de wellbeing. Os Best Workplaces em Wellbeing resultam de um estudo que ouviu a opinião dos colaboradores em mais de 250 empresas – enquanto menos de metade dos colaboradores das empresas experiencia um ambiente de trabalho psicológica e emocionalmente saudável, para 87% dos colaboradores dos Best Workplaces em Wellbeing, este já é uma realidade.

A edição deste ano distingue organizações de 10 sectores diferentes, entre os quais se destacam as de Tecnologias da Informação, Biotecnologia & Farmacêutico, Hotelaria & Turismo Financeiros & Seguros, bem como empresas dos sectores da Construção, Gestão Imobiliária, Saúde, Apoio a Idosos, Telecomunicações e Transporte.

Para integrarem esta lista, as empresas precisam primeiro de ser Certificadas como Great Place To Work. Após essa primeira conquista, com base no feedback direto dos colaboradores, são consideradas 18 afirmações relacionadas com o bem-estar, complementado pela avaliação das políticas e práticas internas que promovem a saúde e a qualidade de vida no trabalho.

 

O papel do bem-estar no sucesso das empresas

Os resultados obtidos no estudo “Melhores Lugares para Trabalhar em Wellbeing”, da Great Place To Work, evidenciam o esforço que as organizações, através das suas políticas e práticas e do comportamento da sua liderança, têm feito na promoção de um ambiente de trabalho promotor de saúde física e emocional. E os dados demonstram que as organizações que priorizam o bem-estar alcançam consistentemente um desempenho superior, criando, efetivamente, um ciclo positivo. Os Best Workplaces em Wellbeing registam níveis mais elevados de produtividade (+35 pontos percentuais), retenção (+26 pontos percentuais) e agilidade organizacional (+32 pontos percentuais), quando comparados com a média nacional. A que se associa um maior número de recomendações (37 pontos percentuais) e uma maior qualidade no atendimento ao cliente (31 pontos percentuais). A evidência é clara: investir em bem-estar não é bom apenas para os colaboradores, é bom para o sucesso das empresas.

 

Fonte: SIC Notícias