2024-01-16

dstelecom expande “autoestrada digital”: fibra ótica já chegou a Pardais (Vila Viçosa)

A dstelecom acaba de estender a sua rede de fibra ótica multioperador a Pardais, freguesia do concelho de Vila Viçosa, garantindo, assim, que a população possa contratar serviços de telecomunicações com mais velocidade, maior largura de banda e melhor qualidade.

A informação é avançada pela própria empresa, em comunicado enviado à nossa redação. De acordo com o comunicado “assegurando a cobertura total da freguesia, a empresa afirma que o objetivo desta extensão é contribuir não só para a fixação da população, como também para a criação de novas oportunidades para o território, aumentando, assim, os benefícios económicos e sociais.”

Neste momento e depois do investimento que também já havia sido feito em Bencatel e na freguesia de Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu em 2015, a infraestrutura da dstelecom cobre agora 97% do município.

Os 3% que faltam, estão no perímetro das denominadas zonas brancas, ou seja, “onde tendo em conta a densidade populacional, não existe racional económico para cobrir sem subsidiação.”

A partir de agora, pode ler-se na mesma nota “como todos os operadores a atuar em Portugal disponibilizam os seus serviços ao consumidor final através desta rede de fibra ótica, as famílias e empresas sediadas em Vila Viçosa poderão escolher qualquer serviço, sem qualquer limitação ou discriminação, de uma oferta alargada de todos os operadores de retalho a operar em Portugal”.

De acordo com Inácio Esperança, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, que apoiou os trabalhos realizados, esta expansão foi bastante positiva, na medida em que permitiu melhorar muito a cobertura de fibra ótica no território.

“Vila Viçosa tem hoje uma maior possibilidade de acesso à rede de fibra ótica, graças a um reforço de rede que levou conectividade a cerca de 1.400 casas na sede do concelho e a uma extensão que garantiu a cobertura total de Pardais. Esperamos, ainda no presente ano, assegurar o acesso à fibra ótica na freguesia de São Romão e chegar a uma taxa de cobertura de 100%”, declarou o autarca.

Fonte: Rádio Campanário