2025-10-16
O projeto teve início com um piloto em Salvaterra de Magos, seguido por Vila Nova de Cerveira, Cinfães e Castro Marim. A partir de 2020, o plano ganhou escala nacional, prevendo-se que só em 2025 sejam instalados painéis solares em 43 PoPs, distribuídos por 33 municípios.
No final de 2025, a empresa estima alcançar 79 PoPs equipados com painéis solares em 70 municípios, totalizando 405 kWp de potência instalada. Este investimento permitirá evitar a emissão de 78 toneladas de dióxido de carbono num único ano, o equivalente a 120 voos entre Lisboa e Londres.
Para 2026, a dstelecom prevê a expansão do projeto a 92 municípios, com 107 PoPs equipados e mais de 500 kWp de potência instalada. A estimativa aponta para uma redução anual de 88 toneladas de CO₂.
Segundo Ricardo Salgado, CEO da dstelecom, «estamos a transformar uma infraestrutura tecnológica numa aliada do ambiente. Cada painel instalado reduz consumos e emissões, protege os equipamentos através do sombreamento e reforça a resiliência da rede de fibra».
Com este projeto, a dstelecom reforça o seu contributo para a transição energética do setor, demonstrando que tecnologia e sustentabilidade podem coexistir, com benefícios concretos para o ambiente e para as comunidades locais.
Fonte: ODigital