2020-08-05

Monção: reforço de fibra ótica chega a Cambeses


Estivemos à conversa com Catarina Lourenço, presidente da Junta de Freguesia de Cambeses, concelho de Monção, que nos falou não só das mais valias da fibra ótica, como do projeto de internet gratuita que implementou para a população.

"A fibra ótica faz parte das nossas casas e hoje é o veículo de informação que nos leva onde o automóvel não vai, o barco não pode, o comboio limita e o avião condiciona", comenta a autarca. 

Para ela, a partilha de conteúdo com rapidez, de acesso fácil, intuitivo e seguro é muito importante, principalmente em zonas mais remotas. "Com o serviço de fibra ótica, conseguimos ter uma comunidade mais informada, mais apta a novas tecnologias, mais próxima dos serviços e mais satisfeita. hoje podemos dizer que a fibra ótica faz parte da nossa comunidade".

A Junta de Freguesia de Cambeses considera a fibra ótica o motor prioritário no relacionamento com a comunidade. "Queremos uma freguesia cada vez mais digital, mais aberta ao mundo, com serviços rápidos seguros e eficientes”, acrescenta. 

Catarina Lourenço falou também do projeto de internet gratuita na freguesia. "Estamos a dotar a freguesia de um reforço da velocidade disponível sem custos para o utilizador de 1000/200 Mbps, um investimento que mais do que duplica a capacidade já instalada e que vai permitir que a população possa aceder aos conteúdos online de uma forma mais constante e sem quebras na comunicação".

Para a autarca, a rede fibra é cada vez mais um serviço fundamental para o equilíbrio da comunicação nas relações em comunidade. "À semelhança da rede de abastecimento de água pública da rede de energia e que a meu ver devem caminhar para um serviço tendencialmente gratuito".

Para concluir, Catarina Lourenço destacou o papel da dstelecom em todo este processo. "O serviço de comunicação só se consegue com parcerias fortes como as que estabelecemos com a dstelecom, que fez de nós pioneiros do modelo de distribuição da rede fibra no nosso concelho".