2023-05-02
No passado mês de abril, a dstelecom festejou 15 anos de história. É já mais de uma década e meia a conectar os portugueses ao mundo digital e, assim, contribuir para a redução de desigualdades e equalização de oportunidades, de norte a sul e do litoral ao interior do país.
Para encerrar um mês de celebrações, pedimos a alguns rostos que nos têm acompanhado ao longo da nossa história que partilhassem connosco como se sentiam em relação a este marco.
Foi com poesia que José Teixeira, Presidente do dst group, nos presenteou:
“O que eu andei p´ra aqui chegar” é um verso de uma música de José Mário Branco que descreve bem o modo de estar da dst na entrada em negócios sofisticados e longos. É preciso resiliência e ter presente que há tempo de semear, há o tempo da terra, do germinar e crescer e há o tempo de colher. E para colher, há outro conjunto de versos, do mesmo cantautor, que aconselha a economia: “Eu vou p´ra longe/p´ra muito longe/onde nos vamos encontrar/com o que temos p´ra nos dar”. Neste longe habita o desafio de vencer a impaciência.
O negócio da dstelecom é um negócio que testa os nossos nervos, investimento de capital intensivo e de remuneração a longo prazo, “onde nos vamos encontrar/com o que temos p´ra nos dar”. Adoramos só estar bem onde não estamos (António Variações, adaptado), adoramos este negócio. Adoramos ter a equipa certa para o impossível.”
Já Henri Piganeau, Managing Partner da Cube Infrastructure Fund, fundo luxemburguês acionista da dstelecom, confessa ter sido “seduzido pela cultura do dst group e da dstelecom, pela competência e transparência das equipas, pelo caráter construído, ambicioso e realista da abordagem industrial”.
“A negociação da parceria foi profissional e rapidamente tive a certeza de que os valores fundamentais prevalecentes, tanto da equipa de gestão da dstelecom como da nossa co-acionista dst, fariam deste projeto um sucesso. Um grande obrigado por todo o trabalho realizado durante estes 15 anos. Todas as equipas da dstelecom podem orgulhar-se dos progressos alcançados!”, conclui.
Xavier Martin, administrador da dstelecom, recorda-nos que “a dstelecom faz quinze anos, que é a idade dos sonhos. Sonho com um mundo sem barreiras e inclusivo, em que a geografia deixa de ser um bloqueio ao acesso de todos às riquezas digitais”.
Juntos, estamos a realizar, passo a passo, o sonho do Xavier, que é também nosso. Em retrospetiva, assume que “muito conseguimos neste tempo. Somos um sucesso improvável num mercado de gigantes. Frente ao pessimismo da realidade, privilegiámos o otimismo da vontade e da paixão, com um atrevimento sem limites para enfrentar todos os desafios que encontrámos. E fizemo-lo privilegiando a humanidade sobre a tecnologia, procurando que todos, trabalhadores e clientes, se sentissem grandes".
Mas porque a qualidade da oferta de uma empresa está intimamente ligada aos seus fornecedores, não poderíamos deixar de convidar Carlos Rydin, Account Director da ZTE, para partilhar connosco algumas palavras:
“As nossas histórias confundem-se. Durante os 12 anos de parceria, temos evoluído em conjunto. Acreditamos que ajudámos a dstelecom a crescer e afirmar-se no mercado das telecomunicações portuguesas. É comum ouvir boas referências da dstelecom e da sua equipa, quando contactamos com os vários atores do mercado, o que para nós é um orgulho que partilhamos convosco.
A dstelecom tem novos desafios e projetos pela frente. Esperamos poder ajudar-vos a alcançar novos sucessos. Muitos parabéns".
São mensagens como estas que nos demonstram que estamos no caminho certo. Acreditamos que boas empresas são feitas de boas pessoas e é com orgulho que percebemos que, ao longo desta década e meia de percurso, temo-nos rodeado de stakeholders excecionais.
Neste grupo, não podemos deixar de destacar alguns trabalhadores. Seres humanos incomparáveis, profissionais de excelência, dedicados e comprometidos para com o nosso propósito, como é o caso do Isidro:
“15 anos… Que orgulho! Ainda me lembro do frio que senti na barriga quando aceitei a proposta para fazer parte da dstelecom.
Sem dúvida que esta empresa mudou a minha vida em todos os sentidos.
Tornei-me mais responsável, mais profissional e um melhor ser humano. Aprendi que na vida nem tudo é fácil de atingir e que tudo é resultado da nossa luta. Hoje, continuo a abraçar este projeto como se fosse meu”.
Com o cargo de Gestor de Zona, confessa ainda “andar no terreno é a minha praia. Obrigado dstelecom!”
Também o Sérgio, Chief Technology Officer, está connosco quase desde o início do nosso percurso.
“Sinto-me honrado por fazer parte desta, já longa, história de sucesso”, revela.
Quando pensa nos maiores marcos que se sucederam, não hesita:
“Estes mais de 14 anos de história em comum com a dstelecom foram repletos de oportunidades, desafios e sucessos, dos quais destacaria os seguintes: crescer profissionalmente, ajudar no crescimento profissional da equipa, criar uma rede de telecomunicações do zero, inovar, conviver e aprender com profissionais fantásticos, fazer amigos, encontrar o amor, vencer os concursos para a RNG Norte e AA, termos todos os operadores como nossos clientes e chegarmos aos 250k de acessos”.
Com tantas vitórias alcançadas em conjunto, é fácil perceber a relação que há entre ele e a dstelecom.
“Para mim a dstelecom não é só a empresa onde trabalho. Eu sinto a dstelecom como uma parte de mim, sinto as vitorias e derrotas desta empresa como sendo as minhas vitorias e derrotas. Sinto-me corresponsável pelo que a dstelecom é hoje! Venham mais 15 anos iguais!”, declara.
Por último, não seria possível assinalar este marco sem as palavras de Ricardo Salgado, CEO da empresa.
“Quinze anos de vida. Quinze anos de desafios. Celebramos hoje um percurso de sucesso, de um negócio pioneiro, num setor maduro, com players de grande dimensão e sucesso reconhecido. Um caminho ainda curto, mas intenso e arrojado. Um propósito nobre e poderoso. Uma visão ousada. Uma equipa escolhida a “dedo”. Sem receio de privilegiar os Valores. Sem receio de valorizar o entusiasmo, a curiosidade e o otimismo.
Movidos pela ambição de fazer o que ainda ninguém tinha feito, a acionistas comprometidos, acrescentamos audácia, determinação e paixão.
Com a convicção de que estamos no início de um longo caminho, continuaremos, audaciosos, a trabalhar para melhorar a qualidade de vida das populações, garantindo acesso universal à conectividade e, assim, contribuir para uma sociedade melhor e mais sustentável”.
A todos aqueles que diariamente nos ajudam a melhorar a qualidade de vida das famílias portuguesas através da nossa autoestrada digital, obrigado!
Seguimos em frente, juntos, com olhos postos no futuro.