2020-05-28

dstelecom reduz em 20% o consumo energético nas centrais de telecomunicações


Até ao final de 2020, as centrais de telecomunicações da dstelecom em 36 Municípios serão alimentadas por painéis fotovoltaicos, o que representará uma redução cerca de 20% no consumo energético.

Totalizando uma potência instalada de, aproximadamente, 215.34kW, haverá uma redução de emissões de Co2 em cerca de 167 toneladas ano, o equivalente à captação de Co2 em 1086 árvores.

De forma indireta, também a sombra provocada pela estrutura fotovoltaica reduz a elevada carga térmica dos equipamentos de comunicações que servem as populações, aumentando, assim, a resiliência da infraestrutura e dos serviços por ela fornecidos.

À data, há já painéis instalados em Castro Marim, Cinfães, Salvaterra de Magos e Vila Nova de Cerveira. Até ao final do ano, serão instalados em Aljezur, Alcoutim, Aljustrel, Alandroal, Avis, Arouca, Alijó, Almodôvar, Baião, Celorico de Basto, Crato, Chamusca, Macedo Cavaleiros, Mogadouro, Moura, Mourão, Mora, Mértola, Moimenta Beira, Miranda do Douro, Monção, Ponte de Sôr, Penedono, Paredes de Coura, Resende, Sousel, Serpa, Viana do Alentejo, Torre de Moncorvo, Vila Viçosa, Valpaços e Vinhais.

A dstelecom tem crescido o seu footprint de telecomunicações, bem como o número de clientes, o que aumenta, naturalmente, o consumo energético. Face a essa realidade, tem adotado medidas adicionais que visam a redução de consumos energéticos.

Exemplo disso é a adoção de sistemas de free cooling nos sistemas de ar condicionado que visam aproveitar a temperaturas ambiente baixas para arrefecimento das centrais de telecomunicações, a adoção de modos de operação nos equipamentos de rede que visa colocar em standby todas as funcionalidades e hardware não necessárias e a monitorização, em tempo real, dos padrões de consumo das centrais de telecomunicações, identificando desvios anómalos.

Com olhos postos no futuro, a dstelecom não esquece a responsabilidade que tem, enquanto empresa, na preservação do meio ambiente, pelo que, com estas medidas, se mostra empenhada em traçar um caminho cada vez mais sustentável.