2023-07-24
A dstelecom acaba de aderir à Carta de Princípios do BCSD Portugal, um documento com referencial voluntário que visa estabelecer diretrizes para empresas que procuram operar de forma responsável no país. O objetivo é reforçar o compromisso em adotar práticas empresariais éticas, promover o desenvolvimento sustentável e contribuir positivamente para a sociedade e o meio ambiente.
Criada em 2017, a Carta baseia-se em seis princípios: Conformidade Legal & Conduta Ética; Direitos Humanos; Direitos Laborais; Prevenção, Saúde e Segurança; Ambiente e Gestão. Está aberta a todas as empresas que partilham a ambição de um futuro sustentável e conta já com mais de 170 entidades signatárias, entre as quais a dstelecom.
A sua implementação dá-se no âmbito da Jornada 2030, uma iniciativa global, composta por 20 objetivos, 20 metas e 20 indicadores transversais ambientais, que visa alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas até 2030.
Trata-se de um instrumento com abordagem sistémica que alinha e demonstra a contribuição das empresas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas com a estratégia da União Europeia (UE) e de Portugal, em linha com o Pacto Ecológico Europeu e o Acordo de Paris, além de metas de Responsabilidade Social Empresarial multistakeholder.
Ao aderir à Carta de Princípios do BCSD Portugal e à Jornada 2030, a dstelecom compromete-se a integrar os ODS na sua estratégia empresarial, identificando oportunidades de contribuição positiva em áreas como erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de género, ação climática, entre outras, reforçando a sua pretensão de construir um futuro sustentável para as próximas gerações.