2023-04-13
Na dstelecom, democratizar a inovação é uma prioridade. Acreditarmos que todos os trabalhadores podem dar contributos importantes para o nosso desenvolvimento e, por isso, procuramos dar voz a todos, sem exceção. Foi com este propósito que, esta manhã, dinamizamos a 3ª edição do ID talks, uma iniciativa criada para a partilha de Ideias e Desafios.
Tal como as edições anteriores, a sessão de hoje decorreu em formato híbrido, presencialmente e online, possibilitando a participação da totalidade das nossas equipas, dispersas por várias geografias.
Com os olhos postos no futuro, um dos grandes objetivos do encontro foi apresentar os novos projetos de inovação internos, para os quais os nossos trabalhadores poderão contribuir e cujas candidaturas abrem já no dia 21 de abril, Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Além disso, outra das grandes novidades apresentadas foi a conclusão da primeira candidatura europeia, depois de múltiplos projetos com participação nacional concluídos.
Mas porque para sabermos para onde caminhamos precisamos de saber onde estamos, foi apresentado o estado da arte dos projetos que a nossa empresa tem vindo a explorar (contexto, objetivos, pertinência, próximos passos e resultados), tanto internos, como externos e que resultam da Cátedra que mantemos com a Universidade do Minho e de parcerias com outras universidades portuguesas de referência, centros tecnológicos nacionais e com o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Projetos pioneiros que vão desde desenvolver um nano satélite para monitorizar a superfície do mar e áreas costeiras, a sensorizar cabos submarinos, convertendo-os não só em autoestradas de dados, mas também numa rede sensorizada de monitorização ambiental em tempo real, ou ainda ao desenvolvimento de uma app de realidade aumentada criada com o intuito de dar assistência às nossas equipas do terreno.
Outra das ambições que mantemos é impulsionar o pensamento criativo junto dos nossos trabalhadores, com vista ao enriquecimento pessoal e coletivo. Por isso, a sessão terminou com uma apresentação sobre inteligência artificial que deu o mote para uma discussão aberta sobre como podemos usar este recurso no nosso dia a dia. Dado que o evento teve uma grande e generalizada adesão de vários departamentos da empresa, gerou-se uma partilha de ideias bastante proveitosa.
No campo das telecomunicações, em específico, foram abordados pontos como a utilização da realidade aumentada para melhorar a experiência do cliente, o suporte técnico, a otimização da rede, automatização de processos, previsão de necessidades futuras, entre outros pontos. Uma discussão positiva e produtiva que culminou com a reflexão de como as ações de formação realizadas internamente podem contribuir para tornarmos a dstelecom numa empresa mais automatizada, otimizada, inovadora e pioneira.