2023-09-26
Ano após ano, continuamos empenhados em reduzir as assimetrias regionais e garantir que todos os portugueses, do litoral ao interior, tenham a mesma oportunidade de interagir com o mundo digital através da nossa rede de fibra ótica. Queremos impactar positivamente a população que vive nas zonas que cobrimos, fixando pessoas e empresas e atraindo investimento.
Para conhecer o impacto da nossa infraestrutura no município de Odemira, estivemos à conversa com o Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal.
“Esta chegada da fibra a Odemira, que é um território que, por aquilo que são as lógicas do país, tem muitas dificuldades do ponto de vista das acessibilidades rodoviárias e mesmo ferroviárias, acaba por ser uma forma de facilitar o acesso ao território, garantindo-lhe muito mais competitividade e capacidade de atração de pessoas”.
O concelho de Odemira, foi aquele que, nos últimos 10 anos, mais cresceu do ponto de vista demográfico. Segundo o autarca, estes resultados estão diretamente relacionados com a possibilidade de os cidadãos terem a possibilidade de trabalhar a partir de Odemira para qualquer parte do país ou do mundo.
“Eu próprio, durante a pandemia, pude trabalhar a partir de casa para uma empresa de Évora, e a minha filha pôde ter aulas online, porque tínhamos fibra em nossa casa”, revela.
Contas feitas, nos últimos 10 anos, Odemira registou um crescimento da população de cerca de 13%. Para o executivo, estes resultados devem-se a um grande fluxo migratório para o território, que se deu porque havia capacidade de emprego, por sua vez relacionada com a instalação da rede de fibra ótica da dstelecom no concelho.
“Tudo isto é possível porque existe capacidade de acesso, capacidade de fazer negócio, através desta nova autoestrada que é, de facto, a fibra”.
Também as escolas de Odemira passaram a tirar partido da Internet, ao disponibilizarem online instrumentos de formação para cidadãos que não têm o português como língua materna. Assim, através da nossa infraestrutura, esta população estrangeira que se instalou em Odemira, pode comunicar com os familiares e amigos que estão no seu país de origem, mas também com os odemirenses com que se cruza no dia a dia.
“Hoje, as comunicações são desmaterializadas. Mais do que autoestradas de betão ou de alcatrão, nós estamos a construir uma forma de comunicação muito importante entre todos e com todos, que é por meio de fibra. Por isso, aquilo que nós esperamos, é que, nos próximos anos, Odemira seja mais competitiva, porque tem maior capacidade de chegar a todo o mundo”, conclui Hélder Guerreiro.
Assista ao testemunho na íntegra aqui.