2023-03-07
Decorreu, ontem, mais uma edição dos MIT Portugal Follow Up Meeting, o fórum de acompanhamento dos MIT Portugal Flagship Projects. Além de ter contado com a apresentação de dois projetos de inovação com assinatura dstelecom, o encontro realizou-se, pela primeira vez, fora de ambiente académico, no campus do dst group, espelhando a estreita colaboração entre universidades e empresas.
O MIT Portugal, uma parceria internacional estratégica entre universidades e instituições de investigação portuguesas, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), o governo português, parceiros da indústria e outras instituições não académicas, alavanca a transferência de conhecimento entre as entidades associadas e o desenvolvimento e promoção de projetos de inovação desenvolvidos numa co-promoção da indústria com as instituições académicas. Tudo isto suportado por 4 pilares, que se encontram em harmonia com a estratégia da dstelecom: mudanças climáticas; sistemas terrestres: oceanos e espaço; transformação digital na indústria transformadora; e cidades sustentáveis.
Por esta razão, no 2º semestre de 2020, a dstelecom associou-se ao projeto com o Aeros e o K2D que, após 3 anos de desenvolvimento, se encontram agora perto do seu término (junho de 2023).
No âmbito do projeto Aeros, foi desenvolvido um nanosatélite com capacidade de recolher imagens multiespectrais e comunicar com sensores colocados em locais sem conetividade. Desta forma, possibilitará monitorizar a zona costeira portuguesa e desenvolver competências técnicas associadas ao setor aeroespacial. Os próximos passos passam pela montagem do satélite, integração de todos os componentes, seguido do seu lançamento e operação.
Já o projeto K2D pretende criar uma nova proposta de valor para o setor dos cabos submarinos, convertendo estas autoestradas de dados em redes sensíveis, capazes de monitorizar o fundo marinho. Durante o período de desenvolvimento do projeto, a equipa desenvolveu uma solução, entretanto testada na Zona Livre Tecnológica de Tróia. Neste momento, o consórcio encontra-se a desenvolver um novo protótipo, que será testado no mesmo local, mas de maiores dimensões e com maior quantidade de sensores.
Para garantir que estes e os restantes projetos avançam de acordo com os objetivos inicialmente delineados, são realizadas, trimestralmente, reuniões de acompanhamento. Até à data, foram dinamizadas em instituições académicas, tendo saído, pela primeira vez, da universidade, com este ponto de situação a ter a dstelecom como anfitriã.
Durante o evento foi, também, possível, assistir aos principais resultados dos restantes projetos associados a este programa, relacionados com o setor espacial, telecomunicações, cidades sustentáveis entre outros.
Em retrospetiva, esta MIT Portugal Follow Up Meeting demonstrou-se um excelente fórum para partilha de ideias e inspiração para novos desafios. Simultaneamente, revelou que os dois projetos apresentados pela dstelecom, entre todos os que se encontram em execução, são aqueles que representam um maior nível transformacional e de mudança face ao status quo da empresa: o K2D e Aeros avançaram de forma sólida com resultados palpáveis que vão ao encontro do que tinha sido proposto no início do projeto.