2022-07-21

Inovação: dstelecom marca presença na inauguração da 1ª Zona Livre Tecnológica em Portugal


Na dstelecom, inovar é uma das características que acompanham o nosso dia a dia. Olhamos para as exigências do mercado e vemos nelas desafios capazes de abrir fronteiras e de nos transportar para níveis superiores de excelência. Apostamos na inovação para criar novos produtos e/ou serviços, que sejam catalisadores da sustentabilidade económica, social e ambiental.

E foi a pensar nisso que no passado dia 19 de julho a dstelecom esteve em Troia na inauguração da primeira Zona Livre Tecnológica Portuguesa (ZLT) para apresentar o seu interesse em utilizar esta ZLT para experimentação dos resultados da investigação do projeto K2D.

Também conhecida como Infante D. Henrique, esta zona foi promovida pela Marinha Portuguesa e visa ser um campo de experimentação para sistemas de segurança e defesa não tripulados e outras tecnologias em ambientes de subsuperfície, superfície terrestre, molhado e aéreo.

Esta ZLT da Marinha vai ocupar uma área superior a mil milhas quadradas, abrangendo parte dos concelhos de Sesimbra, Setúbal e Grândola, sendo monitorizada a partir do Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM), em Troia.

Relembramos que a dstelecom é líder do consórcio do KD2 e que este projeto de investigação tem como principal objetivo desenvolver um sistema de monitorização de dados vitais da terra, no fundo do mar. Para o efeito, pretendemos aumentar o valor acrescentado dos cabos submarinos, convertendo-os não só em autoestradas de dados, mas também acrescentar a capacidade de vigilância associando uma camada de sensorização a estes elementos que estão alojados no fundo do oceano.