Conteúdo principal
O que fazemos

Uma rede de fibra,
1 milhão de famílias.

Levamos fibra a lugares que durante demasiado tempo estiveram distantes e, com isso, ajudamos a construir um país mais equilibrado, mais próximo e mais justo.

Operadores que confiam em nós

O que fazemos?

A dstelecom é um operador grossista de telecomunicações que lançou a primeira rede FTTH de Acesso Aberto em Portugal, em zonas onde mais ninguém investiu, reduzindo assim a exclusão digital.

Com os principais operadores de retalho a bordo, a dstelecom construiu e opera a maior e mais fiável rede de fibra gigabit em territórios com maior carência digital, ligando famílias, empresas, dispositivos e comunidades ao mundo.

Operador grossista de telecomunicações

Apesar ser uma empresa B2B, estamos disponíveis diariamente para esclarecer o consumidor final sobre a disponibilidade de fibra na sua morada. Ao não vender serviços diretamente, a rede mantém-se neutra, garantindo uma maior concorrência e, consequentemente, preços mais acessíveis.

Vizinhança vista de cima, com os pontos de cobertura de fibra da dstelecom

Verifique a cobertura de fibra na sua zona

pessoa a contactar operador da dstelecom

Contacte o seu operador ou outro parceiro

Imagem ilustrativa escolher o plano de fibra

Escolha o plano mais adequado a si

Famíia a desfrutar da velocidade da fibra da dstelecom

Desfrute da velocidade da fibra

Missão

Libertar as pessoas das barreiras geográficas, construindo um mundo digital.

Visão

Visão

Desenvolver de forma sustentável, especialmente em zonas de baixa densidade populacional, redes abertas de comunicações.

Propósito

Melhorar a qualidade de vida das populações, garantindo lhes conectividade e, assim, contribuir para uma sociedade melhor.

Os nossos serviços

Uma oferta completa para garantir conectividade em todo o território.

Bitstream

Serviço avançado de conetividade

O serviço Bitstream é uma solução wholesale de conectividade de última geração, concebida para capacitar, de forma neutra, os operadores de retalho a disponibilizarem serviços fixos de telecomunicações de forma transparente para o cliente final. Com parâmetros avançados de qualidade de serviço (QoS), suporta a oferta flexível de serviços de Internet em banda larga, através de um amplo conjunto de perfis de largura de banda, bem como serviços de voz sobre IP (VoIP) e televisão em alta-definição, em modalidades live e on-demand.

 

Para responder às necessidades mais exigentes do mercado empresarial, a dstelecom disponibiliza também a solução Bitstream Enterprise, orientada a cenários críticos de negócio, assegurando níveis superiores de desempenho, fiabilidade e controlo, e permitindo aos operadores de retalho construir propostas diferenciadoras para clientes corporativos.

 

Através de pontos estratégicos de interligação, os operadores de retalho passam a ter acesso a uma rede neutra, robusta e preparada para o futuro, alcançando cerca de um milhão de lares e disponibilizando serviços com velocidades até 10 Gbps.

PON

Modelo de acesso local desagregado

O serviço PON em fibra escura constitui uma solução de acesso à infraestrutura FTTH que permite aos operadores de retalho implementar e operar as suas próprias redes de acesso em fibra ótica, utilizando uma infraestrutura passiva neutra e independente. A partir de um único ponto de ligação por ponto de presença/central de rede, é disponibilizada aos operadores a ativação de múltiplos acessos de fibra em diferentes PDO (dentro da área de influência do ponto de presença).

 

O serviço inclui o aluguer de fibra ótica escura na componente de rede de acesso, correspondente à fibra entre o ponto de presença/a central de rede e o alojamento do cliente final, podendo ser disponibilizado numa topologia de rede PON, com utilização de splitters 1:16, 1:32 ou 1:64.

 

Esta solução confere um elevado grau de controlo e autonomia na prestação do serviço, mantendo a neutralidade e a transparência na utilização da rede. Foi desenhada para facilitar a integração técnica com as redes dos operadores de retalho e permitir o crescimento com escala, de forma rápida, consistente e preparada para evoluções tecnológicas futuras.

Circuitos ethernet

Serviço de conetividade P2P

Serviço de conectividade ponto-a-ponto (P2P) que disponibiliza Ethernet em camada 2 (Layer 2), com elevada transparência protocolar, estabelecida entre dois pontos da rede dstelecom. O serviço pode ser fornecido nos modelos VLAN-based ou Port-based, suportando interfaces de 1 Gbps ou 10 Gbps, assegurando elevado desempenho, fiabilidade e flexibilidade na integração com as redes dos clientes.

 

Este serviço é particularmente adequado para casos de uso como backhaul de redes de acesso, ligação entre centrais ou nós de rede, bem como para cenários de redundância e alta disponibilidade, permitindo a construção de arquiteturas resilientes e escaláveis.

Fibra ótica escura

Serviço de aluguer de fibra escura em diversas topologias

Serviço de disponibilização de fibra ótica escura em topologia ponto-a-ponto (P2P), entre edifícios cobertos pela rede dstelecom, proporcionando aos operadores total flexibilidade e autonomia para desenvolver e operar serviços, interligações e arquiteturas de rede próprias, de forma neutra e independente.

 

A oferta está estruturada em dois segmentos (acesso e backbone) e pode ser disponibilizada nas modalidades de uma fibra ou um par de fibras, adaptando-se às necessidades específicas de cada cenário. O serviço inclui opções de terminação que facilitam a interligação nos CO/POP, assegurando uma ação técnica eficiente e célere.

Condutas e postes

Serviço de utilização de condutas e postes

O serviço de acesso e utilização de infraestruturas passivas (condutas, caixas de visita e postes), destinado ao alojamento de cabos de fibra ótica e equipamentos de telecomunicações. Promove uma utilização eficiente e sustentável das infraestruturas existentes, através de um uso inteligente e responsável, reduzindo o impacto no território decorrente da proliferação de infraestruturas de redes.

 

Esta oferta permite aos operadores expandirem as suas redes em condições não discriminatórias e através de processos claros, tirando partido de todas as sinergias de infraestruturas já existentes.

Drop

Serviço de ligação final do cliente

Serviço de ligação final entre o ponto de distribuição ótica e a morada do cliente, que assegura a instalação e configuração completas dos equipamentos terminais. Proporciona aos operadores elevados níveis de qualidade, fiabilidade e consistência na ativação de serviços de telecomunicações, bem como uma resposta eficaz e escalável aos desafios operacionais no terreno, especialmente em territórios de baixa densidade. 

Housing

Serviço de aluguer de espaço técnico

Serviço de alojamento exclusivo de equipamentos de telecomunicações, disponível nas centrais de rede e data centers da dstelecom. Os espaços técnicos incluem condições essenciais para operação crítica, como controlo e monitorização de acessos, climatização redundante, energia socorrida e sistemas de alarmística.

Trabalho remoto

Ligamos profissionais de todas as regiões, permitindo que cresçam e participem no mercado global sem limitações geográficas.

Saber mais

Ambição

Uma década após o início da nossa jornada, acreditamos estar bem posicionados e preparados para expandir o nosso negócio para novas geografias e áreas tecnologicamente adjacentes.

dstelecom_terra

Terra

Continuamos a expandir a rede FTTH em Portugal, reforçando a cobertura nas zonas atuais e chegando a novos municípios.

Saber mais
Mar

Mar

Apostamos na monitorização ambiental das profundezas do oceano, desenvolvendo sensores para instalação em boias e cabos submarinos.

Saber mais
Ar

Ar

Estamos a expandir o modelo de negócio multioperador para a rede móvel (5G/6G) em zonas com fibra. Lideramos o projeto 5G.RURAL, que chegará a cerca de 70 mil pessoas em áreas remotas do Alentejo.

Saber mais
Lançamento de foguete

Espaço

Através do AEROS, pretendemos monitorizar a superfície da terra e do oceano através de comunicações por satélite. Este percurso ganhou forma em 2024 com o lançamento do 2.º satélite português.

Saber mais

Última Atualização 2 de Fevereiro de 2026