Governança

Na dstelecom estamos constantemente empenhados em responder às necessidades do mercado com uma oferta inovadora. Sempre focados na transparência do nosso modelo de negócio e tendo em vista a criação de valor, aplicamos as melhores práticas de gestão.

A gestão da governança da dstelecom tem em consideração a transparência, o envolvimento das partes interessadas, o ativismo dos acionistas, as alterações climáticas, a conformidade legal e a diversidade de género.

Na dstelecom estamos empenhados em fortalecer, projetar e implementar políticas e medidas que consolidem as preocupações ambientais, sociais e de governança. Procuramos comunicar, de forma transparente, eficaz e rigorosa, com todos os nossos stakeholders, nomeadamente, trabalhadores, clientes, clientes dos nossos clientes, fornecedores, acionistas, entidades reguladoras, entidades governamentais e comunidade. Estimulamos as nossas equipas a criar processos orientados para a inovação como um acelerador de progresso e da melhoria continua. Incorporamos, naturalmente e continuamente, nas nossas políticas, as melhores práticas em vigor. Por fim, comunicamos e envolvemos todos os stakeholders mantendo o respeito e alinhamento aos valores da empresa.

 

Ética empresarial

• Implementamos e promovemos medidas, junto dos nossos trabalhadores, fornecedores, e parceiros de negócio;

• Identificamos e monitorizamos os riscos sociais e de governança associados ao nosso negócio;

• Cumprimos a legislação e regulamentos aplicáveis à dstelecom e cumprimos os mais altos padrões de conduta e práticas comerciais, conforme definido em nosso Código de Ética e Conduta;

• Divulgamos o nosso Código de Ética e Conduta a todos os trabalhadores, atualizando sempre que necessário;

• Incorporamos nas nossas práticas comerciais e nos contratos com fornecedores todos os princípios definidos no Código de Conduta do Fornecedor da dstelecom;

• Valorizamos e incentivamos os trabalhadores a interagir com clientes, parceiros de negócios e colegas de forma respeitosa e ética em todos os momentos;

• Implementamos medidas para garantir um ambiente de trabalho livre de discriminação e assédio;

• Implementamos medidas necessárias e adequadas para garantir a proteção de dados pessoais dos trabalhadores, fornecedores e clientes;

• Garantimos processos e ferramentas que permitam a destruição de dados pessoais quando não forem necessários;

• Tratamos a concorrência com respeito e dignidade.

 

Transparência

Na dstelecom garantimos a comunicação dos assuntos relacionados à empresa, nomeadamente a situação financeira, desempenho técnico, ambiental, social e de governança, de forma totalmente transparente, aos nossos stakeholders. A transparência está no ADN da empresa, pelo que honramos este nosso compromisso com nossos clientes na gestão de uma rede multioperador.

 

Igualdade

Implementamos e promovemos medidas que garantem a igualdade de direitos a todos os trabalhadores. Garantimos que todos os nossos acionistas têm acesso, de igual forma, a todas as informações disponibilizadas. Mantemos o mesmo espírito no que se refere aos clientes e potenciais clientes, disponibilizando um modelo de negócios que sustente a igualdade, a neutralidade e a total independência em relação aos nossos princípios de tomada de decisão.

 

Eficiência e sustentabilidade

No nosso ADN mantemos o foco na eficiência e sustentabilidade, na proteção do meio ambiente e o alerta nas alterações climáticas. Promovemos e implementamos medidas, processos e procedimentos que causem um menor impacto ao meio ambiente, privilegiando a proteção do ambiente e nos permita crescer de forma sustentável e diferenciadora. Cultivamos a inovação e a melhoria continua no consumo de recursos naturais e energéticos e na produção de resíduos.

Com este foco certificamos e mantemos o nosso sistema de gestão de qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho nos referenciais europeus, garantindo a implementação e cumprimento das melhores práticas.

 

Responsabilidade

A responsabilidade está no nosso ADN. Promovemos uma cultura de comunicação aberta e transparente para que todos os trabalhadores desempenhem as suas funções com responsabilidade, assumindo e corrigindo os erros e crescendo profissionalmente de forma eficaz, eficiente e responsável.   

 

Consenso

Na dstelecom as decisões são tomadas em função das necessidades e envolvimento dos nossos stakeholders relevantes.  

 

Envolvimento

Promovemos o envolvimento de todos os trabalhadores, independentemente do departamento ou função. Promovermos reuniões regulares com a primeira e segunda linha dos departamentos, no sentido de todos estarmos em sintonia. Por outro lado, desafiamos os nossos trabalhadores a participar em projetos de inovação, independentemente da área ou nível hierárquico.

 

Suborno e corrupção

Na dstelecom agimos em conformidade com a legislação e regulamentos contra suborno e corrupção. Condenamos, todas as tentativas de suborno a clientes, fornecedores, trabalhadores públicos e parceiros de negócios por parte dos nossos trabalhadores. Por esse mesmo princípio, recusamos ofertas de terceiros que possam ser consideradas uma tentativa de influenciar a dstelecom ou trabalhadores. Em caso de dúvida, o trabalhador comunica sempre a situação à sua chefia. Paralelamente, criamos condições para que os nossos trabalhadores, caso entendam, denunciar anonimamente qualquer tentativa de suborno ou corrupção, o façam junto da equipa de gestão ou do Conselho de Administração.

 

Conflitos de interesse

Incitamos os nossos trabalhadores a evitar todas as situações que envolvam conflitos de interesse, incentivando-os, caso aconteça, a relatar possíveis acontecimentos à equipa de gestão ou ao Conselho de Administração.

 

 

Política de Gestão de Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde

A dstelecom é um operador grossista de referência no setor das telecomunicações a nível nacional. O desenvolvimento da nossa atividade procura o equilíbrio entre a consecução dos objetivos comerciais e a nossa ambição de cidadania responsável nos domínios ambiental e social.

A política do Sistema de Gestão de Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde reflete a nossa visão, missão e valores e assenta-se nos seguintes princípios orientadores:

• Garantir a satisfação dos clientes, identificando as suas necessidades e expetativas e cumprindo os requisitos especificados;

• Assegurar a confidencialidade e a segurança da informação dos clientes

• Garantir a rentabilidade do negócio e maximizar o valor para os acionistas;

• Promover o desenvolvimento profissional dos colaboradores e potenciar a formação como ferramenta de melhoria de competências e de motivação;

• Identificar, avaliar e controlar os riscos existentes da atividade e do negócio, bem como da segurança e saúde dos seus colaboradores, aumentado o nível de proteção mediante a melhoria contínua na ação preventiva, prevenção das lesões e a mitigação dos riscos profissionais;

• Promover a melhoria continua na implementação e suporte de serviços e novas as soluções;

• Definir periodicamente objetivos para melhoria do desempenho da empresa e dos seus processos;

• Garantir a melhoria contínua e a eficácia do sistema de gestão de qualidade, ambiente, segurança e saúde, revendo-o periodicamente e afetando todos os recursos técnicos, financeiros e humanos necessários;

• Assegurar o cumprimento dos requisitos legais e normas aplicáveis ao negócio e ao sistema de gestão de qualidade, ambiente, segurança e saúde;

• Promover o desenvolvimento de processos e procedimentos que causem um menor impacto ambiental privilegiando a proteção do ambiente, pondo à disposição de clientes, fornecedores e todas as partes interessadas, a política do sistema de gestão da dstelecom, sa e as práticas ambientais adotadas;

• Exercer um consumo responsável dos recursos naturais e energéticos, reduzir a utilização de produtos perigosos e a produção de resíduos potencialmente poluentes;

• Promover um processo de comunicação interno e externo claro e eficiente, com o objetivo de informar os colaboradores, clientes, e partes interessadas.

 

Esta política é de cumprimento obrigatório a partir de 06 de Junho de 2018.